Pular para o conteúdo principal
Museu da Língua Portuguesa

Existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.
Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.
São Paulo, por exemplo, é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português em todo o mundo. Por este motivo, a capital paulista abriga o Museu da Língua Portuguesa.

                             
                                               Museu da Língua Portuguesa

Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.
 Em dezembro de 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo.
                              Imagem relacionada                                                                       Incêndio no Museu da Língua Portuguesa.
 Em 2019, os brasileiros vão poder ver de perto o que quatro milhões de pessoas viram em quase dez anos de vida. A exaltação do nosso maior patrimônio, a Língua Portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho, em parceria com Grupo ItaúGrupo Globo, EDP e Governo Federal.

                              Resultado de imagem para restauração do museu da lingua portuguesa
                                  Restauração do Museu da Língua Portuguesa.

Link de acesso ao site do museu: http://museudalinguaportuguesa.org.br/o-museu/


O Museu da Língua Portuguesa, que foi destruído por um incêndio, está sendo restaurado. A previsão é que, em 2019, os brasileiros possam visitar novamente esta obra que é uma homenagem à nossa língua.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual é o Dia da Língua Portuguesa, afinal? No dia 5 de  maio, muitas  páginas e  perfis  nas  redes  sociais celebram o   Dia da Língua  Portuguesa e da  Cultura Lusófona . Você sabia  que   a nossa  língua  é  comemorada, pelo   menos,   três  vezes  no ano?   5  de  maio A  data   foi  instituída  pela  Comunidade  dos  Países de  Língua  Portuguesa (CPLP), em  2009, por   meio da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada  em Cabo Verde naquele  ano.  De acordo com o documento,  a  língua Portuguesa é “um vínculo histórico e um patrimônio comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”.  E deve mesmo!  Atualmente,  há cerca de 250 milhões  de  falantes  nativos de  língua  por...
Língua Portuguesa Última flor do Lácio, inculta e bela,  És, a um tempo, esplendor e sepultura:  Ouro nativo, que na ganga impura  A bruta mina entre os cascalhos vela  Amo-se assim, desconhecida e obscura  Tuba de algo clangor, lira singela,  Que tens o trom e o silvo da procela,  E o arrolo da saudade e da ternura!  Amo o teu viço agreste e o teu aroma  De virgens selvas e de oceano largo!  Amo-te, ó rude e doloroso idioma,  Em que da voz materna ouvi: "meu filho!",  E em que Camões chorou, no exílio amargo,  O gênio sem ventura e o amor sem brilho!  Olavo Bilac, in "Poesias"   Olavo Bilac
         Clarice Lispector                                                Esta é uma declaração de amor... "Esta é uma declaração de amor; amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutileza e de reagir às vezes com um pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento de alerteza. E de amor. A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa do superficialismo. Às vezes assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar montado num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes lentamente, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo nas minhas mã...